Massa de machê-biscuit


A artesã Vânia Suruagy queria confeccionar peças criativas, porém, nenhuma das massas existentes satisfazia a sua necessidade. O jeito foi inventar uma nova que resultasse no efeito que ela procurava: “eu buscava a rusticidade do machê com a delicadeza do biscuit”. Ela divide a receita, elaborada em duas etapas, com exclusividade para o Ateliê Centauro. Confira e aproveite!

 

Receita papel machê

Ingredientes:

- Água

- 1 xícara (chá) de papel higiene branco picado

- Cola branca comum

- 2 colheres (sopa) de água sanitária

Coloque água até a metade de um copo de liquidificador e acrescente o papel higiênico. Bata bem, coe e esprema para tirar o excesso de água. Leve a massa para uma vasilha grande e vá acrescentando, aos poucos, a cola branca. Amasse vigorosamente até o ponto em que a massa desgrude das mãos e tenha liga suficiente para esculpir. Acrescente a água sanitária e misture. Para essa etapa, não esqueça de usar luvas e máscara para se preservar. Reserve e prepare a massa do biscuit.

 

Receita de biscuit

- 2 xícaras (chá) de amido de milho

- 2 xícaras (chá) de cola branca própria para biscuit

- 1 colher (sopa) de vinagre

- 1 colher (sopa) de vaselina líquida

- 1 colher (sopa) de creme hidratante

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo. Mexa até que desprendam do fundo da panela. Passe hidratante nas mãos e sova a massa ainda morna até que ela adquira uma consistência macia e elástica. Espere esfriar naturalmente.

 

Receita de machê-biscuit

Misture 2 porções da massa de machê com 1 porção de biscuit em temperatura ambiente. Para conservar embale-as em um saco plástico. Importante: as peças feitas com essa massa nunca devem secar sob o sol.  

Comentários
Comentário(s)